Saúde

Nesta segunda (9) é comemorado o Dia Mundial da Grávida

As gestações não desejadas caíram 16% nos últimos 25 anos

Ás

Nesta segunda (9) é comemorado o Dia Mundial da Grávida

Foto: Divulgação

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Grávida, e essa homenagem foi escolhida para assinalar a importância dessa fase em alusão aos nove meses da gravidez. Após um pedido do movimento Barrigas de Amor, em 2009, a data foi estabelecida oficialmente pela Assembleia da República de Portugal. 

A gravidez é um desenvolvimento da mulher, em que ocorre alterações físicas e hormonais como a nível psicológico nas futuras mães. Estudos têm vindo a indicar que através do exercício físico é possível diminuir incômodos do pré e pós-parto e melhorar a qualidade de vida das grávidas.

Dados

De acordo com os dados do Fundo de População das Nações Unidas, a prevalência de métodos contraceptivos aumentou 25% e as gestações não desejadas caíram 16%, nos últimos 25 anos.  Estes números representam uma transformação nos direitos e na saúde das mulheres. 

Atualmente, a cada mil mulheres grávidas, 44 delas são de 15 á 19 anos, isso configura também um declínio se comparada com anos anteriores. Andreza Costa engravidou aos 17 anos e sabe como é esse processo. "Engravidei jovem e não usava nenhum tipo de remédio", afirmou. Apesar de ter tido uma gravidez indesejada, a autônoma afirma que a rotina não mudou.

Alterações hormonais da gravidez 

Durante e após a gravidez é comum que apareçam estrias no corpo da mulher. Isso ocorre porque a gestação provoca uma elasticidade na pele, gerando uma ruptura de fibras colágenas e elásticas.

“É preciso muito paciência e compreensão nesta fase tão iluminada, algumas linhas dos corpo ficam mais escuras, as axilas, virilha e região íntima também, algumas podem apresentar espinhas, talvez uma queda de cabelo, manchas como melasma e as tão temidas estrias,” afirmou o médico Thiago Guidi. 

Esse esticamento da derme geralmente ocorre em alguns lugares do corpo feminino como barriga e seios. As estrias também podem aparecer nos culotes, na região dos glúteos e na raiz das coxas. Além disso, o ganho de peso e a genética podem contribuir para o aparecimento delas. 

 Quatro fases do trabalho de parto

A dilatação é lenta no início do trabalho de parto acelerando à medida que as contrações ficam mais regulares. O colo dilata-se de 0 a 10 centímetros, esta medida corresponde à dilatação completa permitindo que a cabeça da bebê saia do útero.  Confira os processos do trabalho de parto. 

Fase Latente: é durante esta fase que se iniciam as contrações e dilatação, é quando o corpo começa a se preparar para o nascimento do bebê, sendo a etapa mais longa do processo.

Fase Ativa: é a fase que exige mais do corpo da mulher, que começa a se preparar com mais intensidade para a chegada do bebê. O processo termina quando a dilatação chega aos 10 centímetros e o corpo está pronta para a fase expulsiva.

Período Expulsivo: Quando o colo do útero chega a 10 centímetros de dilatação, começa o período expulsivo. É nesta etapa que acontece o nascimento do bebê. Esta é a hora em que a mulher sente vontade de fazer força para facilitar o parto e a relação com as contrações mudam.

Fase da Dequitação: Nesta etapa acontecem as contrações bem mais fracas, que fazem com que a placenta se desprenda da parede do útero.  Essa etapa geralmente demora até 15 minutos, mas pode levar mais tempo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário