Netflix considera abandonar modelo de lançamentos simultâneos
Serviço pode passar a adotar lançamentos semanais, com o objetivo de manter os espectadores engajados por um maior período de tempo
Foto: Pexels
A empresa de streaming Netflix estaria considerando abandonar o modelo de maratona, no qual determinado conteúdo pode ser assistido de uma só vez. De acordo com informações da newsletter Puck, o serviço pode passar a adotar lançamentos semanais para alguns de seus shows, com o objetivo de manter os espectadores engajados por um maior período de tempo.
A estratégia já é utilizada em programas de competição e reality na plataforma e é seguida como um padrão por serviços concorrentes, como Amazon Prime Video, HBO Max e Disney+. O veículo revela conversas internas sobre como a Netflix pode mudar e se adaptar para continuar relevante, especialmente em um cenário com perda de assinantes.
A pauta teria surgido após a repercussão na internet em relação ao lançamento de Sandman. Embora a adaptação da obra de Neil Gaiman tenha sido bem recebida pelo público e crítica, a Netflix ainda não anunciou uma possível renovação, já que espera informações de audiência desde a primeira semana até o fechamento do mês de estreia para definir o futuro de um título.
A evolução do mercado aponta que disponibilizar novos episódios de forma semanal permite com que o público tenha uma melhor experiência. Isso porque pode consumir com calma determinado conteúdo de seu interesse, sem se preocupar com spoilers.
Uma das alternativas já testadas, mas que agora aparece como insuficiente, foi o modelo híbrido. Tal esquema faz com que uma temporada seja disponibilizada em partes, assim como foi aplicado no final de Ozark e na 4ª temporada de Stranger Things, por exemplo. Até o momento, a Netflix não informou quando ou se isso vai realmente ocorrer.