Nísia Trindade diz que enchentes no RS podem causar o aparecimento de muitas doenças
Estado já confirmou duas mortes causadas pela doença por leptospirose
Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta quarta-feira (22), em entrevista à GloboNews, que os impactos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul são “um desastre com características especiais".
Segundo ela, o motivo é que a recuperação da tragédia vai levar muito tempo e que devem aparecer doenças enquanto as pessoas retornam para casa, como leptospirose. O estado já confirmou duas mortes causadas pela doença, transmitida na água suja, misturada com a urina de ratos.
"No kit de emergência que o ministério enviou para os médicos e para os abrigos já tínhamos antibióticos para o tratamento de leptospirose. Mais importante é alertar a população para que, caso tenham sintomas de febre, dor muscular e dor na panturrilha que procurem atendimento”, disse a ministra.
“Estamos atendendo nas unidades que estão de pé, nos abrigos e nos hospitais de campanha. Não faça automedicação e procure imediatamente essas unidades. Os sintomas são suficientes para que os médicos confirmem a doença e orientem a medicação", completou.