Economia

No Nordeste, Bahia e outros 6 estados registram queda na demanda por crédito

Segundo Serasa Experian, Alagoas teve a maior queda na demanda

Por Da Redação
Ás

No Nordeste, Bahia e outros 6 estados registram queda na demanda por crédito

Foto: Agência Brasil

Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian mostram que, no primeiro semestre de 2023, 7 das 9 Unidades Federativas (UFs) do Nordeste registraram queda, exceto pelo Ceará e Maranhão. Segundo o levantamento, a queda mais acentuada foi registrada em Alagoas (-11,7%), seguida por Sergipe (-7,7%), Pernambuco (-6,1%) e Bahia (-6,0%). 

Confira mais informações abaixo: 

Os dados revelaram ainda que, no primeiro semestre de 2023, a procura por recursos financeiros no Brasil teve uma queda de 3,5% em comparação com o mesmo período de 2022. Essa foi a primeira baixa registrada desde o início da pandemia, em 2020.

Ao analisar os setores, a categoria "Demais", que engloba financeiras, primário e terceiro setor, apresentou o maior crescimento, com 10,3%, seguida pelo setor de "Comércio", com 0,8%. Por outro lado, os setores de "Indústria" e "Serviços" sofreram quedas de 2% e 7,2%, respectivamente, na busca por crédito por parte das empresas.

Quanto ao porte das empresas, observou-se um aumento na demanda por crédito entre as "Grandes" (15,7%) e "Médias" (3,3%). No entanto, as "Pequenas" tiveram uma queda de 3,8% em comparação com o primeiro semestre de 2022.

No contexto das Unidades Federativas (UFs), Mato Grosso registrou o maior crescimento no período (7,4%), seguido por Santa Catarina (6,3%), Mato Grosso do Sul (6%), Distrito Federal (5,5%) e Tocantins (4,2%). Por outro lado, o Rio de Janeiro teve a maior retração no semestre (-13,1%), seguido pelo Amapá (-11,9%), Alagoas (-11,7%), Minas Gerais (-8,9%) e Sergipe (-7,7%).

Veja:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.