Nobel de Química 2021 é concedido a Benjamin List e David W.C. MacMillan
Os pesquisadores desenvolveram uma nova ferramenta de construção de moléculas: a organocatálise
Foto: Reprodução
Os pesquisadores Benjamin List e David W.C. MacMillan são os vencedores do Prêmio Nobel 2021 em Química, como informou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta quarta-feira (6), pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta de construção de moléculas: a organocatálise.
Os usos da ferramenta contém a pesquisa de novos produtos farmacêuticos, que também ajudou a tornar a química mais verde, de acordo com o comitê do Nobel. Eles reportaram, de forma independente, o “desenvolvimento de catalisadores orgânicos assimétricos”.
Os vencedores dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). As láureas em Literatura e Paz serão entregues ainda nesta semana; já a de Economia será divulgada na próxima segunda (11).
A descoberta
Por conta das lentas reações químicas, é comum que cientistas usem catalisadores, substâncias que aumentam a velocidade de uma reação. E, por muito tempo, eles acreditaram que haviam somente dois tipos de catalisadores: metais e enzimas.
Trabalhando separadamente, Benjamin List e David MacMillan desenvolveram, em 2000, um terceiro tipo, a organocatálise assimétrica, que se baseia em pequenas moléculas orgânicas.
Essas moléculas tornaram as reações mais rápidas, eficientes e com menor impacto ambiental.