Brasil

Nome de Zilda Arns entra no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Médica pediatra e sanitarista atuou no combate à mortalidade infantil

Por Da Redação
Ás

Nome de Zilda Arns entra no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Foto: Agência Brasil

O nome de Zilda Arns Neumann foi incluído nesta segunda-feira (24) no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília. Indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, a médica pediatra e sanitarista atuou no combate à mortalidade infantil e incentivou o trabalho voluntário.

A decisão de incluir o nome da catarinense foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda. Ao sancionar a lei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homenageia a humanista e a reconhece como uma das mulheres mais atuantes na história da vida pública do país.

Nascida em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha (SC), Zilda atuou para combater a desnutrição infantil e para valorizar a importância do trabalho voluntário. Ela trabalhou junto a comunidades e treinou voluntários para ensinar mães de crianças em situação de vulnerabilidade a usar o soro caseiro, que combate a diarreia e a desidratação.

Com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as ações alcançaram 72% do território nacional. Outro papel decisivo de Zilda Arns no combate à mortalidade infantil foi para reverter a síndrome da morte súbita. Zilda Arns estava em missão de paz no Haiti, em 12 de janeiro de 2010, quando morreu, aos 75 anos, na capital Porto Príncipe. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário