Nordeste lidera pedido de reforço da Força Federal para segurança no dia da eleição
Foram 220 pedidos autorizados pelo TSE
Foto: Exército Brasileiro
A região Nordeste fez cerca de 220 pedidos autorizados de apoio à Força Federal para a segurança do primeiro turno das eleições deste ano. Os pedidos foram autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Sudeste está na segunda posição entre as regiões com 167 pedidos, todos do Rio de Janeiro. A cidade foi recordista nas solicitações de reforço para o pleito. Em 2018, as forças atuaram em 69 localidades do Rio, um crescimento de 142%.
O Maranhão e o Piauí, aparecem com 97 e 85 localidades requerentes de apoio para as eleições do próximo domingo (2), respectivamente.
Apesar de ser a região com mais pedidos, o Nordeste teve uma queda de 28,5% em comparação as solicitações das eleições de 2018. Quando 308 municípios nordestinos tiveram atuação das Forças Armadas. o
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança do primeiro turno das eleições de 2022 em 561 localidades de 11 estados brasileiros. Em 2018, a Força Federal atuou em 513 localidades, também em 11 estados.
O pedido de apoio da Força Federal pelo TSE está previsto em lei desde o ano de 1965. De acordo com a legislação, este auxílio pode ser solicitado pelo TSE para garantir a normalidade da votação e da apuração do resultado, assim como garantir o livre exercício do voto pelos cidadãos. Cabe ao TSE justificar a necessidade desse reforço em cada localidade.
Os pedidos aprovados pelo TSE são direcionados ao Ministério da Defesa, que se encarrega de planejar e executar as ações das Forças Armadas.