• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Nos EUA, sobreviventes do Holocausto se encontram por acaso após 79 anos
Mundo

Nos EUA, sobreviventes do Holocausto se encontram por acaso após 79 anos

Jack Waksal e Sam Ron se encontraram pela última vez em 1943, em um campo de concentração

Por Da Redação
Ás

Nos EUA, sobreviventes do Holocausto se encontram por acaso após 79 anos

Foto: Reprodução/NBC/Jacqueline Marie Photography

Jack Waksal e Sam Ron se encontraram pela última vez em 1943, quando estavam presos em um campo de concentração em Pionki, na Polônia. Durante o trabalho forçado, Waksal conseguiu fugir do local antes do colega e passou anos sem saber se ele também teria sobrevivido. A dúvida, porém, foi esclarecida quando os dois se encontraram por acaso em um jantar organizado pelo Memorial do Holocausto dos Estados Unidos. 

"Foi um momento de muita emoção. Foi inacreditável", diz Ron, de 97 anos, em entrevista ao Washington Post. "Na hora eu pensei: conheço essa pessoa. Éramos como irmãos", completou. 

De acordo com o Post, Ron se escondeu de nazistas em um celeiro com os pais e o irmão por vários meses, mas foi descoberto e enviado para Plaszów. Tempos depois, ele foi transferido para Pionki, onde conhecer Waksal. 

"Descarregávamos carvão todos os dias. Às vezes fazíamos isso por 24 horas. Foi muito difícil", conta Waksal e Ron complementa: "Trabalhávamos muito e havia muito pouca comida e higiene. Nós estávamos sempre com fome. Não era incomum acordar de manhã e alguém prózimo a você estar morto". 

Sem nem imaginar, a dupla mora a uma distância de 60 quilômetros. Desde o encontro, os dois trocaram telefonemas e já combinam de se reunirem novamente. "É uma história de esperança. Temos 97 anos e chegamos lá", celebrou Ron.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.