Nova geração do Palisade estreia nos EUA com novo motor híbrido
SUV muda de visual, mantém motor V6 de entrada mas usa motorização híbrida em algumas versões

Depois de um certo atraso no lançamento do Palisade no Brasil, a Hyundai já apresentou a nova geração do SUV grnade durante o Salão Internacional do Automóvel de Nova York realizado nesta semana. O SUV de três fileiras estreia com novo design externo e interno, plataforma melhorada e mais espaço interno. O SUV também recebe um inédito sistema híbrido mas não abre mão do V6 a gasolina.
Visualmente, a nova geração do Palisade adota luzes diurnas verticais em LED na dianteira, junto de uma grade frontal com fluxo de ar ativo. A traseira também traz o padrão vertical recortado das lanternas, que são em LED. Nas dimensões, a distância entre-eixos aumentou 6,9 cm enquanto o comprimento cresceu 6,35 cm em relação a geração anterior.
No interior, o painel possui duas telas curvas de 12,3 polegadas cada, uma para as informações para o motorista e outra para a central multimídia, que possui suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O sistema de som é da Bose com 14 alto-falantes.
O novo Palisade também traz novos recursos de segurança, como a câmera de bordo com duas lentes, que permite gravações durante a condução e também em repouso, sendo acionada por sensores de movimento. As imagens podem ser acessadas pela tela central ou extraídas via cartão MicroSD. O modelo também conta com atualizações remotas via OTA.
Sob o capô, agora o Palisade oferece duas opções de motorização. A versão a combustão traz um novo motor V6 de 3.5 litros com 287 cv e 35,9 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de oito marchas. A inédita versão híbrida combina um motor quatro cilindros de 2.5 litros turbo a gasolina com dois motores elétricos integrados à transmissão automática de seis marchas, entregando potência combinada de até 329 cv e torque de 46,8 kgfm. A versão híbrida promete autonomia de até 995 km e consumo superior a 12,7 km/l.
A tração integral HTRAC, que possui uma embreagem eletrônica com controle ativo de torque entre os eixos dianteiro e traseiro, também foi atualizada, recebendo os novos modos Mud, Sand e Snow, que se somam aos modos Normal, Sport e Smart. O chassi do Palisade utiliza aços de alta resistência, que aumentam a rigidez e segurança em caso de colisões. Além dos assistentes de condução, estão presentes dez airbags.
O novo Hyundai Palisade será produzido em Ulsan, na Coreia do Sul. As versões a combustão começarão a ser vendidas a partir do segundo semestre desse ano, enquanto as híbridas estreiam no último trimestre de 2025 nos EUA. No Brasil, o Palisade atualmente é vendido em versão única Signature, com preço tabelado de R$ 479.990 e equipado com motor 3.8 V6 Lambda II de 295 cv e 36,2 kgfm, atrelado a um câmbio automático de oito marchas e tração integral HTRAC.
Ainda é cedo para dizer se o Palisade também será lançado no Brasil mas tudo indica que sim. Como a produção está centrada na Coreia como único ponto, em breve os próximos lotes também devem ser enviados em parcela bem menor para o Brasil. Por aqui o Palisade é anunciado pela Hyundai por R$ 450 mil.