Nova pesquisa Ipec aponta queda na popularidade do governo Lula
Avaliação negativa se destaca em áreas como controle da inflação, saúde e segurança pública
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Quase dois meses após a pesquisa Ipec mostrar que a avaliação positiva para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu cinco pontos percentuais, novo levantamento do instituto, divulgado neste domingo (21), revela que o cenário segue desanimador para a gestão de Lula. Segundo o Ipec, apenas uma das oito áreas da gestão de Lula, a educação, tem mais avaliações positivas que negativas.
A população se mostrou preocupada e descontente especialmente com o controle da inflação e a condução das políticas de saúde e segurança pública. Quando se trata do controle da inflação, 46% dos entrevistados consideram a atuação do Palácio do Planalto ruim ou péssima.
Na saúde, com o país enfrentando a pior epidemia de dengue da história, 42% dos brasileiros avaliam a gestão Lula como ruim ou péssima, enquanto na segurança pública os percentuais são semelhantes, com 42% de entrevistados considerando a gestão ruim ou péssima. Já na educação, o governo teve 38% de avaliação boa ou ótima.
A pesquisa entrevistou 2 mil eleitores de 129 municípios entre 4 e 8 de abril, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos e nível de confiança de 95%.