Nova Zelância anuncia fim da política de 'Covid Zero'
Primeira-ministra Ardern pontuou que o país vai tentar conviver com o vírus
Foto: Reprodução/Getty Images
A Nova Zelândia anunciou, nesta segunda-feira (4), o fim da estratégia "Covid Zero", que tinha como objetivo eliminar as infecções pelo coronavírus. Com os casos da variante Delta, a primeira-ministra Jacinda Ardern afirmou que o país tentará conviver com o vírus e controlar sua propagação.
"Com este surto e com a Delta, o retorno a zero é incrivelmente difícil", disse Ardern em uma entrevista coletiva. "Essa é uma mudança que faríamos ao longo do tempo, e o surto da Delta acelerou uma transição. As vacinas vão apoiar a nova política", completou.
A tomada de decisão veio quando o país registrou 29 novos casos de Covid-19 somente nesta segunda, elevando o número total para 1.357. A maioria dos casos está em quarentena há quase 50 dias.
"É claro que um longo período de restrições pesadas não levou a nenhum caso, mas uma tentativa de eliminação foi importante porque não tínhamos vacinação, mas agora temos. Assim, podemos começar a mudar a maneira como fazemos as coisas", explicou.
Apesar do surto da Delta, a Nova Zelândia foi um dos países mais bem-sucedidos no combate da Covid-19. Desde o início da crise sanitára, o país contabilizou 4.382 casos e 27 mortes em decorrência da doença.