Bahia

Novas manchas de óleo são encontradas na Baía-de-Todos-os-Santos

Caso é similar ao ocorrido em 2019, quando resquícios de gosma preta contaminaram litoral brasileiro

Por Da Redação
Ás

Novas manchas de óleo são encontradas na Baía-de-Todos-os-Santos

Foto: Reprodução

Novas manchas de óleo foram vistas na Baía-de-Todos-os-Santos, deixando autoridades sob alerta para a possibilidade de uma situação similar à ocorrida em 2019, quando resquícios de uma gosma preta contaminaram mais de mil pontos do litoral do Nordeste e Sudeste do Brasil. Naquela época, além do dano ambiental, foi calculado um prejuízo de R$ 188 milhões, considerando o que foi gasto pelos estados.

Desta vez, as manchas foram encontradas na comunidade do Coqueiro Verde, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com o Diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o biólogo Francisco Kelmo, o material é novo e sem relação com o do episódio anterior. "Pelas amostras que tive acesso, é um material que mantém suas características normais, naturais, com cheiro forte e forma pastosa", disse ao Metro1.

Segundo Kelmo, a origem do óleo ainda é desconhecida. Ele aponta algumas possibilidades: "Pode ser, por exemplo, que alguém tenha jogado um motor de barco, de qualquer jeito. Quem comete o ilícito não se revela".

O biólogo destaca que material pode ser nocivo, em caso de ser ingerido por peixes e outros animais marinhos. A Marinha do Brasil, junto com o Ibama, deve investigar o material e a origem do vazamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.