• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • “Novembro Pretinho” celebra arte, educação e ancestralidade das infâncias negras em Salvador!

“Novembro Pretinho” celebra arte, educação e ancestralidade das infâncias negras em Salvador!

Programação gratuita acontece dia 14 de novembro e reúne feira criativa, mostras artísticas e recital em homenagem à Maria Felipa no Subúrbio 360º

Por Michel Telles
Às

Atualizado
“Novembro Pretinho” celebra arte, educação e ancestralidade das infâncias negras em Salvador!

Foto: Anderson Moreira

O Instituto Calu Brincante, liderado pela atriz e escritora Cássia Valle, mantém o protagonismo em programações voltadas para o público infanto-juvenil em iniciativas que marcam o calendário de cultura afro-brasileira na Bahia. Após o Julho das Pretinhas, o projeto realiza o Novembro Pretinho com uma programação gratuita, artística e lúdica, no dia 14 de novembro, no Teatro Subúrbio 360°, das 14h às 16h30.

O Novembro Pretinho celebra o protagonismo das infâncias negras por meio da arte, da educação e da ancestralidade. Realizado pelo Instituto Calu Brincante e pelo Bonde da Calu, que este ano completa 8 anos de atividades, o evento é uma culminância das atividades iniciadas em julho, reunindo crianças, educadores, artistas e famílias em um encontro marcado pela celebração da identidade, da criatividade e da memória preta.

A tarde começa com a Feira da Criatividade, que traz o Balcão de Trocas de Livros da Literatura Preta Infantil-Baiana, incentivando a circulação de obras de autores negros e a valorização da leitura desde a infância. O evento também apresenta a Mostra das Ações Formativas, reunindo experiências vividas ao longo do festival em escolas e instituições parceiras.

Outro momento marcante será a entrega do Troféu Julhinho e da Medalha Calu, homenageando alunas, alunos e instituições que se destacaram em iniciativas voltadas ao protagonismo feminino preto e à promoção da igualdade racial. A curadoria é formada por Cássia Valle, Valdinéia Soriano, Lucila Laura, Pietra Gomes e Aya Dantas.

O encerramento artístico fica por conta do Recital “Maria Felipa”, espetáculo que reafirma os pilares do festival — ancestralidade, representatividade, arte e educação preta — e homenageia uma das maiores figuras da resistência feminina na história da Bahia.

Para Cássia Valle, o Novembro Pretinho simboliza o fechamento de um ciclo de celebração das infâncias negras, através da arte e cultura, fortalecendo a ideia de que educar é também um ato de libertar. Desde maio, o projeto vem circulando por Salvador com diversas iniciativas, incluindo o Circuito Letras Pretinhas, que passou pelos bairros para Liberdade, Retiro, Barbalho, Centro Histórico, Subúrbio Ferroviário e Nazaré das Farinhas, articula educação, literatura e ancestralidade, em escolas e bibliotecas públicas.

“O Novembro Pretinho é o momento de celebrar o que construímos juntos — com as crianças, escolas e famílias. Reafirmar que o brincar, o aprender e o sonhar também são formas de resistência”, destaca Cássia Valle, atriz, educadora e idealizadora do Instituto Calu Brincante.

Oito anos do Bonde da Calu: Arte e Representatividade

Em 2025, o Bonde da Calu celebra oito anos de trajetória, reafirmando seu compromisso com a arte, a educação e o fortalecimento das infâncias negras. O núcleo artístico do Instituto Calu Brincante construiu, ao longo dos anos, uma caminhada marcada por afeto, coletividade e resistência. Com espetáculos, formações e projetos como o Festival Julho das Pretinhas, o Bonde da Calu segue inspirando novas gerações a se reconhecerem e amarem sua identidade afro-brasileira

“O Bonde da Calu nasceu do desejo de transformar o palco em espaço de representatividade e liberdade. Hoje, seguimos reafirmando que o teatro, a literatura e a música são caminhos de resistência, educação e cuidado”, conclui Cássia Valle

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário