Novo procedimento foi um ‘sucesso’ e Lula já está acordado, diz médico
Presidente passou por uma embolização da artéria para prevenir sangramentos no cérebro
Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 79 anos, passou por um novo procedimento cirúrgico na manhã desta quinta-feira (12) para drenar um sangramento no cérebro. A intervenção foi realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e durou menos de uma hora. Segundo o médico pessoal do presidente, o cardiologista Roberto Kalil Filho, a cirurgia foi concluída "com sucesso".
“Conseguimos embolizar a artéria. O presidente está acordado e conversando”, afirmou Kalil.
A necessidade de uma nova cirurgia foi identificada após uma reunião da equipe médica na madrugada de terça-feira (10).
Durante o encontro, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, foi informada sobre o estado de saúde do presidente, os detalhes do procedimento realizado e a possibilidade de uma nova intervenção para complementar a drenagem e prevenir novos episódios de sangramento.
Após mais de 48 horas de monitoramento contínuo, a junta médica decidiu pela realização da intervenção para reforçar o bloqueio das artérias cerebrais afetadas.
LEIA MAIS: Lula cancela viagem à Rússia após sofrer acidente doméstico
Lula foi internado inicialmente na unidade do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, na segunda-feira (9), após relatar desconforto na região da cabeça. Exames de imagem realizados ainda na capital federal identificaram uma hemorragia intracraniana, levando à transferência para São Paulo, onde foi submetido à primeira cirurgia de emergência.