Novo RG: mais de 34 mil baianos já tiraram documento; saiba como fazer
Carteira de Identidade Nacional unifica registro geral em todas unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas
Foto: Itep/Divulgação
Mais de 34 mil pessoas já tiraram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Bahia, de acordo com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb).
Entre os dias nove de julho, quando o documento começou a er emitido no estado, e 30 de agosto, 34.676 pessoas tiraram o "novo RG" ao todo.
A CNI unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A primeira via do documento é gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada, mediante agendamento, no site ou aplicativo do Governo do Estado.
Na Bahia, a emissão da CNI já acontece nos seguintes postos SAC: Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Uruguai, em Salvador; Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS); Barreiras, Conquista I e II, Feira I e II, Ilhéus, Irecê e Itabuna, Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença, no interior do estado.
Para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.
Além do CPF, é permitido incluir outros números de documentos, como da CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também podem ser adicionadas outras informações com condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, desde que apresentados atestados ou relatórios médicos, informações de tipo sanguíneo e fator RH (exigido exame laboratorial), e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro.
A emissão do documento ainda não é obrigatória. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.