Nunes Marques vota para manter Moraes em relatoria de inquéritos contra Bolsonaro
Defesa do ex-presidente entrou com um recurso pedindo a saída do ministro
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, votou nesta sexta-feira (13) para manter o ministro Alexandre de Moraes na relatoria de inquéritos que investigam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A defesa de Bolsonaro entrou com um recurso pedindo a saída de Alexandre Moraes dos casos envolvendo o ex-presidente. No entanto, Nunes argumentou que não foi apontado pela defesa nenhum motivo previsto em lei para desqualificar a atual relatoria.
"De fato, a petição do agravo regimental deixou de impugnar fundamento essencial da decisão agravada, qual seja, a necessidade de demonstração clara da ocorrência de uma das hipóteses previstas no rol taxativo do art. 252, do Código de Processo Penal", escreveu Nunes Marques, indicado pela Corte por Bolsonaro.
Bolsonaro é investigado em inquéritos que apuram a organização de um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um esquema para apropriação privadas de joias dadas pelo governo da Arábia Saudita ao governo brasileiro e um esquema de fraude em cartões de vacina.
Com o voto de Nunes Marques, o STF já tem 9 ministros que rejeitaram o recurso da defesa e nenhum que acatou. Agora, falta só um voto.