O governo 'teve mais acertos do que erros', diz Mourão sobre combate ao coronavírus
Vice-presidente afirma que a politização da vacina tem uma 'responsabilidade compartilhada'
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O vice-presidente Hamilton Mourão admite que o governo cometeu "erros sobejamente conhecidos" no combate à pandemia do novo coronavírus. Porém, afirma que, tanto no caso do desestímulo ao isolamento social quanto na questão da politização da vacina contra o vírus, há uma "responsabilidade compartilhada", entre o presidente Jair Bolsonaro, prefeitos e governantes.
Mourão citou como exemplo a disputa em torno da vacina CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac, que, segundo ele, "tomou uma proporção que não deveria tomar”. A discussão, diz, “foi levada única e exclusivamente para o lado político tanto do nosso lado quanto do lado do governo de São Paulo” e “sem resultados positivos”.
Questionado pelo Valor sobre a responsabilização pessoal de Bolsonaro pela atuação no combate da pandemia, Mourão afirma que o governo "teve mais acertos do que erros" e questiona a necessidade de um impeachment.
“Por que vamos fazer o impeachment? Vai chegar daqui ao ano que vem, e, se o governo dele não for bom, ele não será reeleito, caso seja candidato à reeleição”, diz.
Ele defende que o presidente "não foi responsável pelas pessoas saírem às ruas" e diz que os governadores e prefeitos que não conseguiram instituir um "lockdown para valer".