• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Obesidade deve atingir metade da população mundial até 2035, aponta Atlas
Saúde

Obesidade deve atingir metade da população mundial até 2035, aponta Atlas

Mais de 5 milhões de pessoas morrem anualmente por causa de doenças associadas à condição

Por Da Redação
Ás

Obesidade deve atingir metade da população mundial até 2035, aponta Atlas

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde/DF

A obesidade passou a ser considerada um problema de saúde ao afetar milhões de pessoas em todo o mundo e se tornar uma doença crônica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 milhões de pessoas morrem anualmente por causa de doenças e efeitos nocivos associados à condição.  

Até 2035, mais da metade da população mundial poderá ser obesa ou ter sobrepeso, de acordo com o Atlas da Federação Mundial da Obesidade de 2023.

A OMS define obesidade como "acúmulo anormal ou excessivo de gordura que apresenta risco à saúde". Ou seja, a obesidade ocorre quando uma pessoa consome excesso de calorias, que o corpo converte em gordura. 

É importante destacar ainda que a obesidade é um dos principais fatores de risco para a morte precoce, pois aumenta o perigo de desenvolver outras doenças. 

Aspectos como a genética, falta de exercícios, maus hábitos alimentares, problemas psicológicos, problemas de saúde, condições sociais e econômicas, entre outros, são fatores relacionados ao corpo que podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade. 

Segundo o Observatório Geral de Obesidade, a porcentagem de pessoas com obesidade é:

43% nos Estados Unidos
20% na Arábia Saudita 
cerca de 5% na Índia 
35% no Brasil 
Nos países europeus os números giram em torno de 20%.

Essas porcentagens não incluem pessoas com sobrepeso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário