Oferta de voos domésticos supera pré-pandemia em maio, aponta ANAC
No entanto, número de passageiros ainda é inferior ao patamar de 2019

Foto: Agência Brasil
Um relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostra que, em maio deste ano, o setor do transporte aéreo atingiu números próximos aos níveis registrados antes da pandemia. Após 27 meses, o Brasil conseguiu superar a quantidade de oferta por voos. No entanto, o setor ainda não registra o mesmo contingente de passageiros pagantes.
No mercado interno, a taxa de assentos por quilômetro teve alta de 6% frente ao registrado em maio de 2019. Essa foi a primeira vez, nesse segmento, que um dos itens do relatório apresentou crescimento em relação ao período pré-pandemia.
Nos voos domésticos, maio de 2022 registrou 6,4 milhões de passageiros. Em 2019, mais de 7 milhões de pessoas voaram pelo Brasil no mesmo período. Nos voos internacionais, foram mais de 1,2 milhão de passageiros que viajaram em maio deste ano, cerca de 63% do que foi transportado no mesmo período em 2019. Em abril de 2020, a ANAC registrou os piores números desde 2010. Foram menos 400 mil passageiros em voos nacionais e 40 mil pessoas em voos para fora do Brasil.