• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Oito em cada 10 mulheres evitam sair à noite por insegurança, diz estudo
Brasil

Oito em cada 10 mulheres evitam sair à noite por insegurança, diz estudo

Pesquisa também aponta que quase 100% evitam passar por locais desertos

Por Da Redação
Ás

Oito em cada 10 mulheres evitam sair à noite por insegurança, diz estudo

Foto: Reprodução

Uma pesquisa sobre percepções e experiências das mulheres quando se deslocam pelas ruas das cidades, feita pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, mostra que pelo menos oito de cada dez delas evitam sair à noite ou passar por locais desertos.

O estudo mostrou que 94% das entrevistadas evitam passar por locais desertos ou escuros, 89% evitam sair à noite, 86% pedem a alguém que as espere em casa.

Mais mulheres negras (34%) do que não negras (30%) afirmam que já sofreram assalto, furto ou sequestro-relâmpago quando se moviam pela cidade. E a maioria das mulheres negras (56%) foi vítima de racismo quando estava a pé.

O levantamento ainda apontou que metade das mulheres que declararam já terem sofrido um estupro quando se moviam pela cidade estavam a pé quando foram violentadas. O maior número de relatos de estupro nessa forma de descolamento foi de mulheres negras (56%) do que por não negras (43%).

Segundo a análise, 1.618 mulheres com 18 anos ou mais, que precisaram sair de casa ao menos uma vez por semana, foram entrevistadas entre setembro e outubro. A margem de erro é de 2,2 percentuais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário