• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • OMS recomenda imunização em massa contra malária em crianças da África Subsaariana

OMS recomenda imunização em massa contra malária em crianças da África Subsaariana

Em 2019, doença matou pouco mais de 260 mil crianças menores de cinco anos

Por Da Redação
Ás

OMS recomenda imunização em massa contra malária em crianças da África Subsaariana

Foto: Divulgação/Portal da Biologia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, nesta quarta-feira (6), a vacinação em massa de crianças em áreas com alta transmissão de malária. A medida ocorre pela primeira vez e deve beneficiar os países da África Subsaariana e demais regiões. 

“É um momento histórico. A vacina antimalárica, tão esperada para crianças, é um progresso da ciência, da saúde infantil e da luta contra a malária”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em nota.   

A malária é uma doença infecciosa, que provoca febre e calafrios e é potencialmente grave. Ela é causada pelo parasita Plasmodium e o grau de gravidade depende do tipo de mosquito do gênero Anopheles que infecta a pessoa.

Para Adhanom, a distribuição do imunização "pode salvar dezenas de milhares de jovens todos os anos”. Segundo a OMS, a doença da malária provoca, em média, 400 mil mortes por ano, sendo a maioria crianças.

Em 2019, por exemplo, mais de 260 mil crianças com menos de cinco anos foram acometidas pela doença.

A OMS informou que ainda está finalizando as fontes que ajudarão a custear o envio das doses para as regiões afetadas, mas disse que espera que os países incluam a RTS,S/AS01 em seus calendários nacionais de imunização.   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.