Onda de calor persiste até este domingo (17), alerta Inmet
Bahia e mais 15 estados brasileiros são afetados
Foto: Agência Brasil
Uma nova onda de calor afeta 16 estados brasileiros, com cerca de 3,3 mil cidades sob seu impacto. Entre as regiões mais afetadas, Cuiabá e Porto Alegre devem enfrentar temperaturas extremas, podendo superar os 40°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor intenso persistirá até este domingo (17), antes de uma mudança no clima trazer alívio térmico para a maior parte do país.
A nova onda de calor, com previsão de temperaturas até 5°C acima da média, levou o Inmet a emitir um alerta de perigo para 16 estados, incluindo a Bahia. A situação impactará 3.352 municípios até domingo.
Neste domingo (17), um sistema de alta pressão atmosférica influenciará o interior do Brasil, elevando as temperaturas e reduzindo a umidade e a nebulosidade, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul.
Na previsão para domingo e segunda-feira (18), o Nordeste aparece com tempo seco e sem chuva. Contudo, no oeste do Maranhão e nas áreas fronteiriças do Piauí e da Bahia, são esperadas chuvas isoladas. A atenção para as condições climáticas se mantém diante do cenário de calor intenso.