• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • ONU envia documento ao Brasil cobrando explicações por supostas ameaças aos direitos humanos
Política

ONU envia documento ao Brasil cobrando explicações por supostas ameaças aos direitos humanos

Lista liga governo Bolsonaro a suposto desmonte de políticas públicas e direitos humanos nos últimos três anos

Por Da Redação
Ás

ONU envia documento ao Brasil cobrando explicações por supostas ameaças aos direitos humanos

Foto: Alan Santos/PR

Em ofício encaminhado ao Brasil recentemente, o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou uma lista de questões ao governo de Jair Bolsonaro (PL) sobre mal-estar internacional em razão de um suposto desmonte das políticas públicas de direitos humanos e da democracia nos últimos três anos. As informações são do UOL. 

No documento, a ONU pede que o governo brasileiro explique as falas feitas pelo presidente contra o Judiciário, além de questões como a fragilidade do combate à corrupção, o corte de recursos para programas de apoio à mulher, um suposto discurso do ódio por parte das lideranças políticas, assim como a situação dos indígenas, imprensa, afrodescendentes, violência policial e outras violações que teriam sido cometidas. 

A ONU está fazendo um levantamento para examinar a situação política do país e os impactos dos últimos anos do governo Bolsonaro. Anteriormente, o Executivo já havia submetido um informe sobre a questão para o Comitê. No entanto, segundo o UOL, o documento encaminhado só abordava as questões de direitos humanos até o final de 2018, sem abordar o governo atual. 

Segundo o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, não houve tempo para incluir as atuais políticas no documento, preparado nos primeiros meses de 2019.  

No ofício entregue recentemente, a ONU cobra questões como "informações sobre o progresso feito para responsabilizar os autores de abusos históricos dos direitos humanos durante o período da ditadura militar (1964-1985), incluindo a elaboração da implementação concreta das recomendações da Comissão de Anistia e da Comissão Nacional da Verdade". 

O Comitê pede que o governo também passe a "incluir informações sobre a raça de todos os indivíduos feridos ou mortos por violência policial no período do relatório, incluindo a porcentagem, de vítimas de descendência africana".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.