Mundo

ONU estima que 100 milhões de pessoas no mundo estão deslocadas

Número era de 89 milhões no final de 2021

Por Da Redação
Ás

ONU estima que 100 milhões de pessoas no mundo estão deslocadas

Foto: Reprodução/UNICEF

O número de pessoas obrigadas a se deslocar no mundo atingiu a marca de 100 milhões em maio, segundo estimou a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Antes, no final de 2021, este número estava em 89,3 milhões. 

Além das crises humanitárias na África e em países como o Afeganistão, a invasão da Ucrânia pela Rússia está fazendo com que as pessoas fujam de perseguições, conflitos, violência e violação dos direitos humanos. 

De acordo com a ACNUR, uma a cada 78 pessoas no planeta Terra está em situação de deslocamento. Esse número tem crescido ano após ano durante a última década e se encontrar em um nível alto que, segundo a agência, só pode ser revertida por um combinado esforço do mundo em favor da paz. 

Em 2021, o número de pessoas refugiadas atingiu a marca de 27,1 milhões. Chegadas aumentaram significativamente em Uganda, Chade e Sudão – entre outros países. A maioria destas pessoas é acolhida por países vizinhos com poucos recursos. O número de solicitantes do reconhecimento da condição de refugiado chegou a 4,6 milhões (um crescimento de 11%).

“Enquanto testemunhamos novas e terríveis situações de refugiados simultâneas às já existentes que permanecem ativas e sem solução, também verificamos exemplos de países e comunidades trabalhando juntos para encontrar soluções às pessoas deslocadas”, disse o alto comissário da ONU para refugiados, Filippo Grandi.

“Isto tem acontecido em lugares específicos – como a cooperação regional para a repatriação de costa-marfinenses – e essas importantes decisões precisam ser replicadas e aumentadas em todos os lugares”, completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.