• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • ONU renova apelo por cessar-fogo em gaza e expressa preocupação com civis deslocados
Mundo

ONU renova apelo por cessar-fogo em gaza e expressa preocupação com civis deslocados

Coordenador humanitário destaca urgência de pausa nos combates e proteção aos civis em conferência humanitária em Paris

Por Da Redação
Ás

ONU renova apelo por cessar-fogo em gaza e expressa preocupação com civis deslocados

Foto: WHO

Martin Griffiths, coordenador humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçou o apelo por uma pausa nos combates em Gaza durante a conferência humanitária em Paris nesta quinta-feira (9). Expressando preocupação com a segurança dos civis que fugiram para o sul da região, Griffiths destacou a necessidade urgente de um cessar-fogo humanitário.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, em mensagem de vídeo apresentada no evento, condenou os "atos de terror do Hamas" em Israel e reiterou a importância de assistência humanitária para os civis em Gaza. Guterres pediu um "cessar-fogo humanitário imediato" e a proteção de hospitais, instalações da ONU, abrigos e escolas.

Enfatizando a situação crítica das crianças em Gaza, Philippe Lazzarini, chefe da Agência da ONU para Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa), destacou que o deslocamento em massa resultou em grave superlotação nos abrigos, transformando bairros inteiros em escombros.

Griffiths, durante sua visita a Paris, relatou o encontro com famílias das 240 pessoas mantidas como reféns pelo Hamas em Gaza desde o massacre no sul de Israel há mais de um mês. Ele descreveu a situação como "insuportável" e destacou a necessidade de um cessar-fogo humanitário urgente, visando descanso para os habitantes de Gaza e a retomada de serviços fundamentais.

O coordenador humanitário também expressou preocupação com o deslocamento de milhares de pessoas do norte para o sul do enclave, mesmo nas chamadas "zonas seguras", ressaltando que a segurança nesses locais não está garantida, e a ONU não pode fazer parte dessa proposta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário