Onyx Lorenzoni, Osmar Terra e fiscal de contrato da Covaxin serão investigados na CPI da Pandemia
Renan Calheiros aponta Osmar Terra como suposto líder do chamado 'gabinete paralelo'
Foto: Agência Brasil
O relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), determinou a inclusão do ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e da fiscal do contrato da Covaxin, Regina Célia, no hall de investigados. O relator disse nesta terça-feira (31), durante sessão, que já vê elementos para propor o indiciamento do trio no relatório final.
Segundo Calheiros, Onyx Lorenzoni será incluído na lista de investigados por conta do episódio envolvendo os invoices da vacina indiana Covaxin contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Após o servidor Luis Ricardo Miranda denunciar esquema de corrupção no contrato bilionário e apresentar invoices que sustentavam a versão, Onyx fez um pronunciamento no qual buscou desqualificar os documentos apresentados pelo servidor. Os invoices citados por Miranda, no entanto, estavam disponíveis nos arquivos do próprio Ministério da Saúde.
Já Regina Célia também foi considerada investigada por autorizar os avanços burocráticos para a aquisição das vacinas mesmo quando os invoices apresentados pela empresa Precisa não estavam de acordo com o contrato assinado pelo governo. Osmar Terra, por sua vez, é considerado o “chefe” do chamado gabinete paralelo.
Confira a lista de investigados:
-Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga;
-Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello;
-Ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo;
-Ex-secretário executivo da Saúde Elcio Franco;
-Ex-assessor especial da Presidência Arthur Weintraub;
-Empresário Carlos Wizard;
-Ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten;
-Ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) Francieli Francinato;
-Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do -Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto;
-Ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo;
-Secretária de Gestão e Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro;
-Médica Nise Yamaguchi;
-Médico Paolo Zanotto;
-Médico Luciano Dias Azevedo.