Operação Carro-Pipa no Ceará enfrenta dificuldades financeiras e pode deixar mais de 100 mil pessoas sem água
Atualmente, 22 municípios no estado dependem da entrega de água potável; MIDR disse que situação será regularizada o quanto antes
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Moradores de mais de 20 municípios cearenses foram surpreendidos com o calendário de abastecimento da Operação Carro-Pipa (OCP) para o mês de outubro. No documento, a entrega de água potável está agendada apenas até o próximo dia 16. Após esse período, não há previsão de novas rotas dos caminhões para o restante do mês.
Segundo o Comando Militar do Nordeste (CMN), foi recebido apenas 44% da verba desnecessária para o mês de outubro. Em nota, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), órgão responsável pelos repasses, disse que uma abertura de crédito adicional foi liberada e que a normalidade se dará "nas próximas semanas", mas sem estimar uma data.
Cerca de 110 mil cearenses em 22 municípios podem ser afetados pela falta de abastecimento da Operação Carro-Pipa. O Exército Brasileiro registrou esse número de pessoas atendidas no Portal da Operação Carro-Pipa. Atualmente, 232 pipeiros estão responsáveis pela distribuição em 20 cidades, com os serviços suspensos temporariamente em Aiuaba e Tauá devido à falta de interesse de profissionais e por determinação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), respectivamente.