• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Operação da PF mira furto de encomendas de dentro de instalações dos Correios no Rio

Operação da PF mira furto de encomendas de dentro de instalações dos Correios no Rio

Serão cumpridos nove mandados de busca e apreensão

Por Da Redação
Ás

Operação da PF mira furto de encomendas de dentro de instalações dos Correios no Rio

Foto: Reprodução / TV Globo

Nesta terça-feira (24), a Polícia Federal (PF) do Rio iniciou a Operação Replicante, contra furto de encomendas de valor dos Correios para posterior revenda. A PF estima um prejuízo de R$ 1 milhão. Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (Delepat/PF) saíram para cumprir nove mandados de busca e apreensão. Não há mandados de prisão.

Segundo a PF, dois funcionários dos Correios estão entre os alvos. Entre os endereços visados estavam o Centro de Tratamento de Encomendas de Benfica, o maior do RJ e onde os suspeitos trabalham, e as residências deles.

Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio.

Como era o golpe

De acordo com as investigações, a quadrilha selecionava, dentre todas as encomendas que passavam por Benfica, as mais valiosas — como celulares e eletrônicos. Na embalagem visada, os ladrões colavam novas etiquetas de destinatário, a fim de trocar o endereço de entrega para o da casa de comparsas.

O grupo também alterava, no sistema, o número de rastreio do pacote. A encomenda desviada era associada a um código já usado e finalizado. Quando o real destinatário consultava onde estava o seu produto, o sistema mostrava o pacote "parado" ou "perdido".

A PF informou que os suspeitos mantinham um grupo de WhatsApp — chamado Empresas e Negócios —, onde tratavam as fraudes e as vendas dos artigos desviados. No final, as encomendas eram entregues de forma normal pelos carteiros que, aparentemente, não participavam do esquema criminoso.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa e peculato.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário