Operações suspeitas de lavagem de dinheiro aumentam em 2023, diz Coaf
No ano passado, órgão recebeu 2,2 milhões de alertas
Foto: Reprodução
Um levantamento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) revela que as operações suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo compra e venda de joias, metais preciosos e outros bens de luxo, como carros e embarcações, aumentaram no Brasil em 2023 em comparação com o ano anterior.
No ano passado, o Coaf recebeu 2,2 milhões de alertas sobre operações suspeitas de lavagem de dinheiro, representando um aumento de 16% em relação a 2022. Essa alta foi impulsionada pelo mercado de luxo, com bens de alto valor motivando 14.755 alertas, um aumento de 61,3% em comparação com o ano anterior. As transações envolvendo joias, pedras e metais preciosos, como ouro, embasaram 2.214 comunicações, um aumento de 49,9% em relação ao ano anterior.
O Coaf tem como finalidade produzir relatórios de inteligência sobre transações financeiras suspeitas, como as que envolvem altas quantias em dinheiro vivo, para que sejam repassadas às polícias e ao Ministério Público. Esses documentos têm como base alertas feitos por bancos, por cartórios e pelo comércio do mercado de luxo ao órgão, como determina a lei.