Política

Oposição na Câmara denuncia Abraham Weintraub ao governo dos EUA

Documento foi enviado nesta terça ao embaixador dos EUA no Brasil

Por Da Redação
Ás

Oposição na Câmara denuncia Abraham Weintraub ao governo dos EUA

Foto: Agência Brasil

Os seis partidos de oposição na Câmara dos Deputados (PT, PCdoB, PSOL, PSB, PDT e Rede) encaminharam nesta terça-feira (23) uma carta ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd C. Chapman, para manifestar preocupação com a entrada do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, no país. Segundo o documento, a suposta fuga de Weintraub seria para se livrar de casos no Supremo Tribunal Federal (STF).

No texto, os oposicionistas narram a viagem do ex-ministro com passaporte diplomático, embora não já tivesse o status de membro do governo Bolsonaro, e manifestam preocupação com a possibilidade de ele ter fugido para os EUA  com o objetivo de se esquivar de processo movido pelo STF sobre a criação e distribuição sistêmica de Fake News.

“Pedimos que a embaixada americana e o Departamento de Estado dos Estados Unidos clarifiquem as condições em que foi cedida a entrada de Weintraub nos EUA e em qual status ele permanece no país, tendo em vista que não mais representa o governo brasileiro, nem qualquer órgão internacional”, afirma a oposição.

Ainda na carta, os partidos  apontam que Weintraub, durante o tempo em que foi ministro ( abril de 2019 a junho de 2020) tornou-se notório “por sua postura ideológica, retrocedendo diversas políticas públicas educacionais, incluindo a suspensão das cotas para pessoas negras e indígenas no acesso às universidades, além de buscar violar os princípios de neutralidade e liberdade acadêmica”.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.