Paciente com suspeita de coronavírus no Ceará está em quarentena
Homem segue procedimentos de segurança e normativos do Ministério da Saúde
Foto: Beatriz Boblitz
O novo caso suspeito de coronavírus no Ceará está sob investigação das autoridades responsáveis, como foi confirmado pelo titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto. O paciente é um médico que estee na Itália, já em fevereiro.
A possível vítima da doença está internado no Hospital São José (HSN) e deve seguir em quarentena em casa. Os procedimentos adotados estão de acordo o protocolo de segurança e normativos do Ministério da Saúde.
O homem teria apresentado sintomas "leves" quando foi atendido no HSN. Após alguns exames, ele aguarda o resultado em casa, onde permanece em quarentena. O paciente não pode sair de casa até que o resultado do exame descarte a suspeita de coronavírus, isso caso o diagnóstico não confirme a doença.
Esta é a segunda suspeita de coronavírus no Ceará. Em janeiro, um paciente de 27 anos foi investigado, mas posteriormente, descartado de portar a doença. Na ocasião, ele foi internado em Sobral, no Hospital Regional Norte (HRN).
O caso era referente a um rinovírus, agente responsável por causar resfriados comuns, segundo a Sesa. O paciente teve alta no último dia 3 de fevereiro.
Mais de 81 mil casos pelo mundo
Já foram confirmados em todo o mundo, mais de 81 mil casos da doença, com aproximadamente 2.600 mortes. A China é onde ocorre o maior número de casos e mortes. Graças a confirmação de um caso em São Paulo, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina a ter um caso do novo coronavírus.