• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Países em desenvolvimento devem ser favorecidos por financiamento global, diz vice-chefe da ONU
Mundo

Países em desenvolvimento devem ser favorecidos por financiamento global, diz vice-chefe da ONU

As informações foram divulgadas no relatório "Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável 2022"

Por Da Redação
Ás

Países em desenvolvimento devem ser favorecidos por financiamento global, diz vice-chefe da ONU

Foto: UN Photo/Eskinder Debebe

Amina Mohammed, subsecretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, nessa terça-feira (12), o relatório Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável 2022 durante uma entrevista a correspondentes em Nova Iorque.

De acordo com a gestora, a falta de investimento dificulta a recuperação da pandemia para os países em desenvolvimento e a guerra na Ucrânia agrava ainda mais a retomada econômica. 

A vice-chefe da ONU destaca que como resultado da falta de investimentos, muitos países em desenvolvimento precisaram cortar gastos em áreas críticas para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como proteção social, saúde, educação e criação de empregos. 

Além disso, Amina afirmou que o atual sistema global favorece os países ricos e negligência a necessidade de nações com rendas menores. Ela citou as consequências guerra na Ucrânia que já afeta a vida de 1,7 bilhão de pessoas.

Para alterar o cenário apresentado, a vice-líder recomendou, primeiramente, , que a comunidade internacional contribua com o financiamento equilibrado para aliviar o risco de aumento de dívidas, liberando recursos para investimento em ação climática e os ODS. 

A segunda recomendação é para que os investimentos estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à retomada econômica considerando o aumento de riscos climáticos.

O relatório notificou que mais 77 milhões de pessoas mergulharam na pobreza no ano passado, enquanto as economias de alta renda estão caminhando para voltar aos níveis anteriores a 2019, apenas um em cada 5 países em desenvolvimento se recuperou.

Sobre a desigualdade no acesso às vacinas, o estudo aponta que países em desenvolvimento só têm doses suficientes para 24 em 100 pessoas, enquanto sobram imunizantes nos países ricos. A riqueza das 10 pessoas mais ricas do mundo dobrou ao longo da pandemia, enquanto a renda média das pessoas nos 40% mais pobres caiu 7%.

O relatório diz ainda que a guerra na Ucrânia deve agravar os problemas nos países em desenvolvimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.