Brasil

Pandemia de Covid-19 faz problemas de saúde mental dobrar no Brasil

Estudo foi realizado pela Universidade do Estado do Rio (Uerj)

Por Da Redação
Ás

Pandemia de Covid-19 faz problemas de saúde mental dobrar no Brasil

Foto: Reprodução

Durante a pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, os problemas de saúde mental vem aumentando, e principalmente, por causa isolamento social forçado em cumprimento dos decretos estabelecidos pela autoridades estaduais e municipais, segundo estudo da Universidade do Estado do Rio (Uerj). Publicado online pela The Lancet, o levantamento revelou que casos de ansiedade e estresse mais do que dobraram, enquanto os de depressão tiveram aumento de 90%. 

A pesquisa aponta que as mulheres são mais vulneráveis a sofrer com ansiedade e depressão durante a epidemia porque continuam trabalhando e se sentem sobrecarregadas com tarefas domésticas e cuidado com os filhos. 

Trabalhadores que precisam sair de casa durante a quarentena, entregadores, pessoas que trabalham no transporte público ou em supermercados, profissionais de saúde, todos apresentam indicadores mais elevados quando comparados aos que estão em casa. Eles se veem mais vulneráveis à contaminação e, por isso, mais ansiosos e estressados.”, explica Alberto Filgueiras, do Instituto de Psicologia da Uerj e coordenador do trabalho.

Entre os dias 20 de março e 20 de abril, 1.460 pessoas de 23 Estados brasileiros responderam a um questionário online com mais de duzentas perguntas, e os resultados apresentaram um agravamento preocupante da situação desde o início da epidemia.

O porcentual de pessoas que relataram sintomas de estresse agudo na primeira etapa da coleta de dados (entre 20 e 25 de março) foi de 6,9% para 9,7% na segunda rodada (de 15 a 20 de abril). Entre os casos de depressão, o salto foi de 4,2% para 8%. A crise aguda de ansiedade pulou de 8,7% para 14,9%.

O estudo ainda lista uma série de sintomas de ansiedade e a recomendação de ajuda profissional caso sejam identificados:

Fisiológicos, taquicardia, falta de energia para executar tarefas (lentidão psicomotora), alteração de apetite, sudorese excessiva, cognitivos, irritabilidade, solidão, insegurança, pensamentos negativos e desesperança.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.