• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Pandemia eleva pobreza na América Latina ao nível mais alto em 12 anos

Pandemia eleva pobreza na América Latina ao nível mais alto em 12 anos

Situação de pobreza atingiu 209 milhões de pessoas

Por Da Redação
Ás

Pandemia  eleva pobreza na América Latina ao nível mais alto em 12 anos

Foto: Agência Brasil

De acordo com um relatório produzido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a pobreza na América Latina atingiu, em 2020, o nível mais alto dos últimos 12 anos devido à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo o levantamento, com a queda de 7,7% no PIB em todo o ano passado, a pobreza atingiu 209 milhões de pessoas, 33,7% da população total da região, que hoje é de 654 milhões de habitantes. No caso da pobreza extrema, o patamar não era observado nos últimos 20 anos e, agora,  afeta 78 milhões de pessoas.

Com mais de 20 milhões de casos e mais de 635 mil, a América Latina é a segunda região mais atingida pela pandemia no mundo, atrás da Europa. Segundo a Cepal, com 8,4% da população mundial, a América Latina registrou 27,8% das mortes pelo vírus. Além do baixo crescimento e do aumento da pobreza, a crise revelou crescentes tensões sociais, desigualdades estruturais nas sociedades latino-americanas.

Além disso, agravaram-se as brechas sociais, principalmente “a injusta divisão de gênero no ambiente do trabalho e a organização social, o que compromete o pleno exercício dos direitos e da autonomia das mulheres”, afirma a Cepal.

De acordo com a Secretária Geral da Cepal, Alicia Bárcena, a pandemia evidenciou e exacerbou as grandes lacunas estruturais da região e, atualmente, há um momento de grande incerteza em que ainda não se delineou a forma nem a velocidade de saída da crise.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário