Panorama Climático das favelas será divulgado em Brasília

Estudo mapeia mais de 100 comunidades no Brasil e revela como os eventos climáticos extremos afetam comunidades extremamente vulnerabilizadas

Por Da Redação
Às

Panorama Climático das favelas será divulgado em Brasília

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A TETO Brasil divulga, em 14 de outubro, o Panorama Climático das Favelas e Comunidades Invisibilizadas. O estudo, realizado em parceria com o Centro de Estudos das Cidades - Arq. Futuro, do Insper, mapeou 119 comunidades em todas as regiões do Brasil, com o objetivo de jogar luz sobre territórios que estão profundamente suscetíveis aos efeitos da crise climática e, ao mesmo tempo, são constantemente ignorados pelas ações e debates de combate à crise climática. Essas comunidades representam um conjunto estimado de 606.401 famílias brasileiras.

O evento é gratuito, mas com vagas limitadas. A participação está condicionada à inscrição prévia por meio do link: https://bit.ly/lançamento-panorama-climatico. O encontro será no Auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) – Universidade de Brasília e contará com a presença da vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês da Silva Magalhães, que participa de uma mesa de discussão sobre os resultados do estudo com Luana Alves, do Ministério das Cidades, e Maurício Guerra, do Insper.

Na agenda, também está prevista uma mesa territorial, mediada pela diretora de Relações Institucionais e Incidência da TETO Brasil. Nesta mesa, lideranças comunitárias de vários estados trarão o ponto de vista de suas comunidades sobre como devemos agir frente à crise climática.

As favelas e comunidades mapeadas pelo Panorama Climático se caracterizam pela vulnerabilização extrema, até mesmo quando comparadas com outros territórios marginalizados. Algumas características evidenciam essa precarização. Por exemplo, entre elas, 36% não possuem ponto de coleta de lixo interno, o que favorece o descarte inadequado de resíduos, e 2 em cada 5 lideranças entrevistadas afirmam que as pessoas já passam fome em suas comunidades.

Serviço
Lançamento do Panorama Climático nas Favelas e Comunidades Invisibilizadas
Dia e hora: 14 de outubro, 9h

Local: Auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) – Universidade de Brasília (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Edifício CDT - Asa Norte, Brasília - DF, 70904-970)

Inscrições gratuitas em: https://bit.ly/lançamento-panorama-climatico

Sobre o Panorama

O Panorama Climático das Favelas e Comunidades Invisibilizadas é um estudo da TETO Brasil que conta com a parceria acadêmica do Centro de Estudos das Cidades - Arq. Futuro, do Insper; a parceria institucional da ONU Habitat; e também o apoio da Fundação Banco do Brasil e do SecoviSP. As enquetes foram aplicadas por uma equipe voluntária da TETO Brasil, que, para chegar mais longe, contou com o apoio técnico do Instituto Mapinguari, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Gerando Falcões, Instituto Periferia em Foco, Fundação Tide Setubal e Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (PROSAMIM), Governo do Estado do Amazonas.

Sobre a TETO

A TETO atua desde 2006 no Brasil, mobilizando jovens voluntários e voluntárias a trabalharem junto com famílias que vivem em favelas precárias para construir soluções emergenciais de moradia e habitat capazes de sustentar e potencializar o acesso a uma vida mais digna, justa e sem pobreza. Em sua história, a organização já mobilizou mais de 100 mil pessoas voluntárias, impactou mais de 5.000 famílias com moradias de emergência e construiu mais de 400 projetos de impacto comunitário.

Para mais informações:
Igor Piotto – igor.piotto@atomicalab.com.br – (11) 97134-4455
Ciro Bonilha – ciro.bonilha@atomicalab.com.br – (11) 97522-9920

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário