Papa Francisco segue internado pelo 4º dia para tratar infecção respiratória
Pontífice foi hospitalizado na manhã da última sexta devido a bronquite; Vaticano descreve sua condição como estável

Foto: Reprodução/Vatican News
O papa Francisco segue no hospital pelo quarto dia seguido nesta segunda-feira (17) para tratar uma infecção no trato respiratório. Na véspera, o Vaticano descreveu sua condição como estável, disse que seu tratamento estava em andamento e afirmou que ele permaneceria no hospital pelo tempo necessário.
O pontífice de 88 anos sofre de bronquite há mais de uma semana e foi internado na manhã de sexta-feira (14) no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. Na ocasião, os médicos recomendaram repouso absoluto, o que impediu Francisco de realizar sua oração semanal de domingo para os peregrinos na Praça São Pedro ou liderar uma missa especial para marcar o Jubileu da Igreja Católica, comemorado a cada 25 anos.
A imagem mostra o Papa Francisco, com vestes brancas e douradas, em um momento de reflexão ou oração. Ele está com a cabeça inclinada e uma mão no rosto, enquanto cardeais ao fundo estão em posição de oração, usando vestes semelhantes. O ambiente parece ser uma catedral, com uma iluminação suave.
De acordo com a agência de notícias italiana Ansa, o papa teve uma noite tranquila no domingo (16).
Enquanto estava no hospital durante o fim de semana, o pontífice continuou seu hábito adquirido recentemente de fazer ligações telefônicas para falar com membros de uma paróquia católica na Faixa de Gaza, relatou a emissora italiana Mediaset nesta segunda.
Um dos membros da paróquia disse que Francisco havia ligado tanto na sexta-feira (14) quanto no sábado (15) e estava de bom humor, mas parecia "um pouco cansado".
O Vaticano cancelou a visita planejada do papa aos famosos estúdios de cinema de Cinecittà, em Roma, agendada para esta segunda. "Obrigado pelo carinho, oração e proximidade com que me acompanham nestes dias", escreveu o papa no domingo.
Antes de ser internado, o líder religioso pediu ajuda para ler discursos duas vezes em uma semana. Na primeira ocasião, na missa de domingo do dia 9 de fevereiro, o pontífice pediu ajuda para terminar de ler sua homilia devido a "dificuldades para respirar".
Três dias depois, ele voltou a fazer o pedido durante sua audiência semanal no Vaticano. "Deixe-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não posso com minha bronquite. Espero que da próxima vez eu possa", disse ele.
O jesuíta, eleito papa em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos, incluindo dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia.
Francisco, que teve uma parte de um dos pulmões removida quando era jovem, foi hospitalizado durante três dias em 2023 devido a uma bronquite, tratada com antibióticos. O papa sofreu duas quedas recentemente, machucando o queixo em dezembro e o braço em janeiro.