Papa Francisco tem boa noite de sono após sair de 'estado crítico', diz Vaticano
O pontífice enfrenta uma dupla pneumonia e está internado há 13 dias

Foto: Reprodução/AngeloCarconi/Ansa/AgênciaLusa
O Papa Francisco, 88 anos, teve uma boa noite de sono e está descansando na manhã desta quinta-feira (27), após sair de um "estado crítico", informou o Vaticano em nota. Ele está internado há 13 dias em um hospital de Roma, na Itália.
Por conta da internação, a audiência do Jubileu de 2025 foi cancelada. O boletim médico informado pelo Vaticano, mostrou que a insuficiência renal que o papa Francisco enfrentava nos últimos dias foi resolvida. As condições clínicas do pontífice, que enfrenta uma dupla pneumonia, também melhoraram.
A pneumonia dupla é uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos dos pulmões, dificultando a respiração. A infecção do papa foi descrita como "complexa" pelo Vaticano, explicando que foi causada por dois ou mais micro-organismos.
Fontes da Santa Sé disseram ainda às agências Reuters e Associated Press que Francisco andou pelo quarto e está comendo normalmente. Ele foi submetido a exames de sangue e hematológicos, e também uma tomografia computadorizada de tórax.
O boletim deixou de classificar o estado do papa como crítico pela primeira vez desde sábado (22), quando o tom ficou mais grave e foi informado que Francisco sofreu uma crise asmática prolongada, necessitando de terapia de oxigênio de alto fluxo e de transfusão de sangue.
O Vaticano também informou que, na segunda-feira, ele já havia tido reuniões e conversado por telefone com o pároco de Gaza, uma rotina que ele vinha mantendo desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.
Na terça, Francisco retomou parcialmente os trabalhos. Se reuniu com membros da Igreja Católica no hospital para deliberar sobre os candidatos a se tornarem santos. Na reunião, aprovou decretos para cinco beatificações e duas canonizações.
Francisco é papa desde 2013 e tem enfrentado problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é propenso a infecções pulmonares, pois desenvolveu pleurisia - inflamação na membrana que reveste os pulmões, chamada de pleura - quando jovem, e teve parte do pulmão removido.