Política

Para Bolsonaro, ministro Fachin também 'não confia no sistema eleitoral'

Presidente alega que Forças Armadas decidirão 'próximos passos' após receber relatório

Por Da Redação
Ás

Para Bolsonaro, ministro Fachin também 'não confia no sistema eleitoral'

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, nesta quarta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a colocar em cheque a credibilidade das urnas eletrônicas e afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, teria comprovado que o sistema eleitoral brasileiro "é violável".

Além disso, o chefe do Executivo citou que aguarda as Forças Armadas decidirem quais serão os 'próximos passos' após a análise de dados enviados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

"Estou aguardando no momento o que as Forças Armadas dirão sobre o processo que recebeu do TSE. Se procede, se o TSE tem razão ou se não tem razão e o porquê. E os próximos passos que serão dados", disse.

O presidente citou também uma declaração de Fachin sobre os ataques sofridos pelo TSE e de que a segurança cibernética é o maior desafio, além da desinformação.  

“Há riscos de ataques de diversas formas e origens. A Rússia é uma das origens, e vem crescendo. a guerra cibernética na justiça eleitoral foi declarada há algum tempo. Violar a estrutura do TSE abre uma porta para a ruína da democracia e aqueles que patrocinam esse caos sabem o que estão fazendo”, afirmou Fachin na terça (15). Completando que “teremos também pela frente as ameaças ruidosas do populismo autoritários, com teorias e distorções que tentam atingir a história da justiça afrontando perversamente a justiça eleitoral”. 

Em resposta, Bolsonaro afirmou que o ministro afirmou não ter confiança no sistema eleitoral. 

“Acredito que não exista país que não exista hacker. Agora, realmente o próprio ministro Fachin acaba de comprovar, no meu entender, que ele não tem confiança no sistema eleitoral. Eu não sei o que está se passando na cabeça deles [do TSE]”, concluiu Bolsonaro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário