Paraná perderá terreno para Santa Catarina por erro de medição há mais de 100 anos
Área em questão é de 490 hectares, cerca de 500 campos de futebol
Foto: Reprodução
O Paraná vai perder 490 hectares, o equivalente a cerca de 500 campos de futebol, de área para Santa Catarina a partir de 2025.
O terreno em questão pertence a um morador de Guaratuba, no interior paranaense, que, após uma medição feita por ele mesmo, descobriu que o trecho fica em território catarinense, ao contrário do que mostra a delimitação feita pelo Exército entre 1918 e 1919.
O proprietário procurou o Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná e levantou o questionamento sobre o terreno. A partir disso, a instituição realizou uma vistoria presencial nos pontos indicados pelo paranaense e fez uma avaliação de documentos antigos, confirmando a inconsistência na marcação feita pelo Exército.
“Localizamos os marcos originais e tivemos que atravessar locais onde o acesso é difícil. Encontramos os endereços corretos e tivemos que corrigir os mapas”, explicou o engenheiro florestal Amauri Simão Pampuch, da Diretoria de Gestão Territorial do IAT.
A Prefeitura de Guaratuba (PR), que perderá território, declarou em nota que ainda precisa fazer uma análise para compreender melhor os impactos da alteração inusitada.