• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Parcerias das Forças Armadas para produção de remédios será investigada pelo TCU
Brasil

Parcerias das Forças Armadas para produção de remédios será investigada pelo TCU

Transferências de tecnologias poderiam estar motivando aquisições irregulares de medicamentos

Por Da Redação
Ás

Parcerias das Forças Armadas para produção de remédios será investigada pelo TCU

Foto: Agência Brasil

As parcerias entre o Ministério da Saúde e laboratórios das Forças Armadas para a produção de medicamentos serão investigadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

As Parcerias Para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) fazem parte de uma política do Ministério da Saúde que visa capacitar laboratórios públicos a fabricar remédios essenciais para a população, por meio de parcerias com o setor privado.

A abertura do processo foi solicitada pelos deputados Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Jorge Solla (PT-BA), que suspeitam que as transferências de tecnologias poderiam estar motivando aquisições irregulares de medicamentos como o Viagra pela Marinha.

Serão auditadas três PDPs realizadas nos últimos cinco anos. Uma delas feita com o Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEx) para a produção de micofenolato de sódio, utilizado no tratamento de pacientes que realizam transplante renal), com aquisições que chegam a R$ 507,9 milhões. 

Parceiras realizadas com os laboratórios químicos da Aeronáutica (LAQFA) e da Marinha (LFM) também serão auditadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário