Parlamentares devem discutir possibilidade de taxar exportação de petróleo para frear reajustes dos preços dos combustíveis
Uma reunião foi convocada por Arthur Lira nesta segunda-feira (20)
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Uma reunião convocada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para acontecer nesta segunda-feira (20), deve discutir, entre outros assuntos, a possibilidade de taxar a exportação brasileira de petróleo.
O encontro foi convocado por Lira após o anúncio da Petrobras de novo reajuste dos preços da gasolina e do diesel, que aumentaram em 5,18% e 14,26% o valor do litro respectivamente.
A informação sobre a taxação da exportação do petróleo foi divulgada pelo jornal O Estado de S.Paulo. No entanto, segundo Lira, essa não deve ser a única proposta em que os parlamentares vão votar. Ao jornal O Globo, ele afirmou que os deputados ainda devem votar um projeto que dobra a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da Petrobras.
“Aqui, a Petrobras paga de CSLL, por exemplo, ‘xis %’ sobre o lucro. Vamos dobrar essa taxação e tentar reverter isso diretamente para população, para que também entre no caixa do governo, não vá para o Tesouro e não esteja sujeito à lei do teto de gastos”, declarou.