• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Parlamento russo autoriza Putin a usar as Forças Armadas fora do país
Mundo

Parlamento russo autoriza Putin a usar as Forças Armadas fora do país

Em coletiva de imprensa, presidente afirma que fornecerá "ajuda necessária" às regiões separatistas

Por Da Redação
Ás

Parlamento russo autoriza Putin a usar as Forças Armadas fora do país

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (22), que os acordos de Minsk não são mais válidos e que o país "irá fornecer a ajuda necessária às regiões separatistas". o presidente disse que eles foram “mortos” pelas autoridades ucranianas e que não há “nada para cumprir”.
 
O líder falou sobre uma possível desmilitarização da Ucrânia e afirmou que pretende cumprir com os compromissos e obrigações, após ser questionado sobre o uso de forças no território de Donbas (região no Leste da Ucrânia onde estão os separatistas pró-Rússia). Porém, explicou que as tropas não devem ir imediatamente ao local e que a ação vai acontecer no momento certo.

De acordo com as agências de notícias estatais russas RIA-Novosti e TASS, a  Câmara Alta do Parlamento russo autorizou o uso de forças armadas no exterior a pedido do próprio presidente, realizado no mesmo dia, mais cedo. A medida foi aprovada com 153 votos à favor, em uma reunião extraordinária do Conselho da Federação.

As falas do político ocorrem em meio ao processo de reconhecimento da independência de duas regiões separatistas da Ucrânia, as autoproclamadas Repúblicas de Donetsk e Luhansk. As tensões na região crescem desde a última semana, pois várias violações de cessar-fogo foram registradas. Uma bomba, inclusive, atingiu uma escola infantil. Russos e ucranianos se acusam quanto à responsabilidade do atentado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário