• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Paulo Gonet destaca papel do MP na preservação da democracia durante posse: "Não buscamos palco nem holofote"
Política

Paulo Gonet destaca papel do MP na preservação da democracia durante posse: "Não buscamos palco nem holofote"

PGR sublinhou que o papel do MP não envolve a formulação de políticas públicas, mas estimular e resguardar valores republicanos

Por Da Redação
Ás

Paulo Gonet destaca papel do MP na preservação da democracia durante posse: "Não buscamos palco nem holofote"

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Durante a posse nesta segunda-feira (18), o recém-empossado procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, reforçou o compromisso do Ministério Público (MP) em atuar sem buscar holofotes, destacando a importância da harmonia entre os Poderes.

"No nosso agir técnico, não buscamos palco nem holofote, mas, com destemor, havemos de ser fiéis e completos ao que nos delega o constituinte e nos outorga o legislador democrático. A harmonia entre os Poderes, fundada no respeito devido por cada um deles, as altas missões próprias e as dos outros, é pressuposto para o funcionamento proveitoso e resoluto do estado democrático de direito. A isso o MP deve ater-se e é isso que lhe incumbe propiciar", afirmou Gonet durante seu discurso de posse.

O procurador-geral ressaltou que o MP vive um momento crucial na história recente da democracia brasileira e convocou a instituição a reviver os valores constitucionais que a inspiraram. Ele sublinhou que o papel do MP não envolve a formulação de políticas públicas, mas sim estimular e resguardar os valores republicanos, sendo "corresponsável pela preservação da democracia".

"Devemos ser inabaláveis diante dos ataques dos direitos dos interesses contrariados e constantes diante das efervescências das opiniões ligeiras. Devemos, sobretudo, ter a audácia de sermos bons, justos e corretos", destacou Gonet em outro trecho de seu discurso.

A cerimônia de posse, realizada na sede do MPF em Brasília, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente, além do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e ex-procuradores-gerais Roberto Gurgel, Rodrigo Janot e Raquel Dodge. Gonet é o primeiro procurador-geral da República a assumir o cargo fora de setembro desde 2013 e liderará o MPF nos próximos dois anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.