Penalva reafirma oposição a Jerônimo e cogita deixar PDT em caso de aliança na próxima eleição
Deputado estadual disse que aguardará posição oficial do partido na Bahia antes de decidir rumo político

Foto: Farol da Bahia
O deputado estadual Emerson Penalva (PDT) afirmou nesta terça-feira (29), durante coletiva na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que permanecerá na oposição caso o seu partido oficialize o retorno à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nos próximos dias.
Reforçando o mesmo discurso de vereadores do PDT na capital baiana, que já afirmaram que não vão aderir à migração, ele disse que a gestão estadual não representa as bandeiras que defende.
“Sem dúvidas, me manterei na oposição. Fui eleito com um projeto totalmente diferente do atual governo. Nestes dois anos e meio, não vi nenhuma mudança significativa. Isso reforça meu posicionamento contrário à gestão do Estado”, afirmou o deputado ao ser questionado pelo Farol da Bahia.
Penalva afirmou ainda que, caso o PDT apoie Jerônimo na próxima eleição, pode deixar o partido, embora espere dialogar com o presidente estadual da legenda, Félix Mendonça Júnior.
“Quero esperar que esse apoio seja oficializado. A tendência é permanecer por fidelidade partidária, e acredito que, em 2026, Félix possa retomar o apoio à oposição. Se isso não acontecer, minha tendência será sair do partido”, disse.
A expectativa é que o PDT oficialize o retorno à base do governador na próxima sexta-feira (2), durante cerimônia em Salvador com a presença do ministro da Previdência Social e presidente nacional da sigla, Carlos Lupi. A visita ocorre em meio a polêmicas sobre um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).