Performance de Nyedja Gennari no Senado já havia acontecido em outra oportunidade no Senado
Mesma apresentação já havia ocorrido em novembro de 2023 no plenário
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A dramatização realizada por Nyedja Gennari, nesta segunda-feira (17), em uma sessão sobre aborto no Senado irritou o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A mesma performance, em que Gennari se passa por um feto abortado, já havia ocorrido em novembro de 2023, também no plenário da Casa.
Naquela ocasião, a sessão foi convocada pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) para discutir o “ativismo judicial” e o julgamento no STF sobre a descriminalização do aborto, que atualmente está paralisado. Durante a sessão de novembro, Girão agradeceu a Gennari pela apresentação: “Gratidão, muita gratidão, Nyedja Gennari, pelo presente que você nos traz aqui e nos emociona nesta sessão. Isso traz uma atmosfera muito verdadeira para todos nós que estamos aqui defendendo esta causa”.
Gennari trabalhou entre 2019 e 2022 como assessora no gabinete do senador Izalci Lucas (PL-DF). Além da performance sobre aborto, ela já realizou outras encenações no plenário da Casa. Em abril de 2023, ela participou de uma sessão de homenagem aos 63 anos de Brasília e, em 2022, fez uma apresentação em honra ao quadrilheiro junino.
Atualmente, Nyedja Gennari é professora concursada da Secretaria de Educação do Distrito Federal e exercer o cargo de assessora especial da vice-governadora do Distrito Federl, Celina Leão (PP).