Pesquisa: 67% das pessoas trans e travestis do Rio já sofreram violência
Foram entrevistadas 526 pessoas entre julho e outubro de 2021

Foto: Reprodução/ Pexels
Uma pesquisa inédita realizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro mostra que 67% das pessoas trans e travestis cariocas já sofreram algum tipo de violência por serem transexuais.
Foram entrevistadas 526 pessoas trans e travestis entre julho e outubro de 2021. O levantamento incluiu perguntas sobre a realidade socioeconômica, a escolaridade e o acesso ao mercado formal de trabalho por essa população.
Do total, 83% alegaram já ter sofrido violência dentro da escola. Dessas, 17% apontaram os próprios professores como agressores. O que foi um fator para que 27% deixassem os estudos. Sobre o mercado de trabalho, 71% disse que sofreu preconceito durante entrevistas de emprego.
Sobre a situação socioeconômica, 43% dos participantes relataram ter parado de estudar por falta de dinheiro. A pesquisa mostrou ainda que 60% deles têm renda incerta ou insuficiente.
A pesquisa foi realizada com o financiamento do projeto “Parceria para Cidades Saudáveis: Resposta para a Covid-19”, liderado pela organização sem fins lucrativos Bloomberg Philantropies e a organização Vital Strategies, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS).