Pesquisa aponta que brasileiros preferem cursos online para qualificação profissional
A pesquisa ouviu 4 mil trabalhadores do Brasil
Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pela Skills Outlook Employee View, divulgada na última segunda-feira (24), apontou que mais de 80% dos brasileiros preferem cursos online para qualificação profissional no mercado de trabalho. Realizada pela Pearson em parceria com o Google, a pesquisa ouviu 4 mil trabalhadores do Brasil, da Índia, do Reino Unido e dos Estados Unidos, entre agosto e setembro do ano passado, sendo mil de cada país, e foi divulgada globalmente no último dia 20.p
A pesquisa identificou ainda, que mais de 40% acreditam na possibilidade de se construir uma carreia de sucesso sem um curso universitário, e outros 34% preferem uma formação formal em uma universidade ou de um treinamento longo para aprender novas habilidades para suas carreiras. 22% optam por se capacitarem por meio de sites e aplicativos online.
Outro destaque percebido no Brasil é que os trabalhadores procuram flexibilidade, por questões de mobilidade, muito tempo gasto no transporte. Por isso, optam por bastante flexibilidade ou formas de aprender que ofereçam flexibilidade, para a pessoa poder estudar no seu próprio ritmo ou em momentos diversos. Essa é uma tendência em expansão no Brasil. Aplicativos e plataformas online estão entre as formas preferidas de aprendizagem. Mas os cursos rápidos e treinamentos intensivos ‘online’ aparecem, ao lado do diploma universitário, entre as melhores formas para se avançar na carreira, apontaram os brasileiros entrevistados.