Pesquisa Ipespe/Febraban: 38% desaprovam governo Lula
Aprovação do governo cresce, mas descontentamento permanece significativo em alguns setores
Foto: Joedson Alves/Agência Brasil
Apesar do aumento na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para 55%, a pesquisa Ipespe, encomendada pela Febraban, revela que 38% dos entrevistados desaprovam a atual gestão. Esse índice representa uma oscilação positiva de dois pontos em relação a junho, quando estava em 40%.
A divisão regional expõe disparidades significativas. Enquanto o Nordeste demonstra a maior aprovação, atingindo 65%, o Centro-Oeste lidera em desaprovação, com 45%. No entanto, mesmo nas regiões mais aprovadoras, o descontentamento ainda é notável. No Nordeste, por exemplo, 27% desaprovam o governo.
Ao analisar a opinião pública por faixas de renda, observa-se que o descontentamento é mais expressivo entre os entrevistados que ganham de dois a cinco salários mínimos, com 40% de desaprovação. Mesmo entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, a desaprovação é significativa, atingindo 43%.
Esses números apontam para um cenário de polarização e insatisfação persistente em setores específicos da população, mesmo diante do crescimento na aprovação do governo. A pesquisa Ipespe ouviu 2 mil entrevistados entre 28 de agosto e 1º de setembro deste ano, com uma margem de erro estimada de 2.2 pontos percentuais. O índice de confiança da pesquisa é de 95,5%.