• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Pesquisa mostra como manter o foco e não desviar a atenção das tarefas
Saúde

Pesquisa mostra como manter o foco e não desviar a atenção das tarefas

Dados apontaram que em 2004, a média de atenção às telas era de 2 minutos

Por Da Redação
Ás

Pesquisa mostra como manter o foco e não desviar a atenção das tarefas

Foto: Reprodução

A professora e doutora Glória Mark, escreveu no livro "Tempo de Atenção: Uma Forma Inovadora de Restaurar o Equilíbrio, a Felicidade e a Produtividade", em tradução, dados de uma pesquisa que mostra como se manter focado em uma atividade sem desviar a atenção.

De acordo com os dados, no ano de 2004 as pessoas costumavam dar atenção às telas pelo tempo de 2 minutos, algum tempo depois o tempo caiu para 75 segundos e atualmente o tempo médio é de 47 segundos.

A pesquisadora também disse que quando essa atenção é desviada de algum trabalho ou projeto importante, leva aproximadamente 25 minutos para que a concentração volte novamente.

Para resolver o problema, Mark diz que é importante programar o trabalho de rotina para a primeira parte do dia, quando as pessoas costumam estar mais alertas. 

"Use a tecnologia para bloquear as distrações quando estiver em seu melhor estado mental. À noite, descarregue as tarefas do seu cérebro, anotando-a e guardando a lista".

Mark também sugere que os ícones e notificações sejam retirados ds área de trabalho de um computador, para evitar distrações. 

"Enterre os aplicativos do telefone em pastas, onde é necessário um esforço extra para encontra-los. Deixe seu telefone em outro cômodo, ou coloque-o em uma gaveta e tranque", afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.