Pesquisa mostra que 65% dos entrevistados acham que responsabilidade por testes de covid-19 é do governo federal
Participaram do levantamento, 1.252 pessoas, entre os dias 24 e 26 de janeiro

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Uma pesquisa do EXAME/IDEIA mostrou que 65% dos entrevistados acreditam que a responsabilidade dos testes para a covid-19 é do governo federal. Dois anos após o começo da pandemia, o Brasil está longe da capacidade de testagem ideal, seja na rede pública ou privada.
Ainda de acordo com o levantamento, 17% depositam a responsabilidade sobre os governos estaduais e 12%, as prefeituras. Apenas 4% acreditam que a responsabilidade é dos próprios cidadãos.
"Todas as pessoas, de alta ou baixa escolaridade, por exemplo, acham que o governo federal é responsável pela compra de testes. O sentimento de que deve ser do próprio cidadão é muito baixo", diz Mauricio Moura, fundador do IDEIA.
Já em relação à vacinação de crianças, que começou neste mês, metade da população (50%) concordam que o governo do presidente Jair Bolsonaro "não deu prioridade à vacinação infantil do coronavírus, levando mais tempo para disponibilizar a vacina". Outros 20% discordam da afirmação.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos em 16 de dezembro, mas a vacinação começou em 14 de janeiro, após semanas de discussão sobre incluir ou não as crianças no Plano Nacional de Imunização.
"O Nordeste é o que mais concorda que o governo federal não deu prioridade à vacinação infantil. É justamente nesta região onde o presidente Jair Bolsonaro tem dificuldade em atrair eleitores, quando fazemos pesquisa se intenção de voto", lembra Moura.
Participaram do levantamento, 1.252 pessoas, entre os dias 24 e 26 de janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.